sábado, 26 de janeiro de 2008

Decálogo (DVDRip, 1988)

Sinopse: “Decálogo” (Dekalog, Polônia, 1987), do grande diretor polonês Krzysztof Kieslowski, é um projeto difícil de classificar e árduo de descrever. Stanley Kubrick chegou a mencioná-lo como a única obra-prima de seu tempo. Alguns críticos preferem vê-lo não como um filme, mas como dez médias-metragens independentes entre si. Eles não estão errados, mas também não estão certos. Difícil de entender? É o seguinte: as dez histórias independentes de “Decálogo” possuem uma unidade temática e narrativa rara. Você pode ver um só episódio ou os dez, e então perceber conexões aparentemente invisíveis entre elas. De qualquer forma, a minissérie filmada para a TV polonesa está sendo, desde 2000, comercializada como um único pacote de três DVDs, nos EUA.

Direção: Krzysztof Kieslowski
País: Polônia
Ano produção: 1988
Gênero: Drama

Decálogo 1
Nome: Decálogo 1
Nome original: Dekalog jeden
Duração: 53 min
IMDB

Sinopse: Krzysztof é um professor universitário que acredita, acima de tudo, na ciência e em suas leis. Ele tem um filho de 10 anos a quem ensina como usar um computador. O menino, Pawel, fica dividido entre os ensinamentos científicos do pai e a crença religiosa da tia Irena. Krzysztof calcula, com auxílio do computador, a consistência da camada de gelo que cobre o lago. Certo de que é seguro andar ali, dá ao filho um par de patins.

Decálogo 2
Nome: Decálogo 2
Nome original: Dekalog dwa
Duração: 57 min
IMDB

Sinopse: Dorota é uma violinista cujo marido está enfermo no hospital. Ela se descobre grávida do amante, também músico, e fica dividida entre dois amores. Ela procura o vizinho médico para saber das chances de recuperação de seu marido. Se ele sobreviver, ela fará um aborto; mas se ele tiver poucas chances, ela terá o filho. O médico informa que a doença é pouco conhecida. Sozinha, ela toma uma decisão.

Decálogo 3
Nome: Decálogo 3
Nome original: Dekalog trzy
Duração: 56 min
IMDB

Sinopse: Numa noite de Natal, Ewa procura seu ex-amante Janusz para ajudá-la a encontrar o marido Edward, que sumiu desde a manhã. Eles encontram o carro do marido abandonado. Depois de rodar toda Varsóvia em busca de Edward, retornam ao apartamento da moça e começam a acertar as contas com o passado.

Decálogo 4
Nome: Decálogo 4
Nome original: Dekalog cztery
Duração: 55 min
IMDB

Sinopse: Aos vinte anos, Anika estuda teatro e vive com o pai Michal, com quem tem uma boa relação. Sozinha em casa ela encontra um envelope que diz que só deve ser aberto após a morte dele. Apesar de hesitante, ela lê a carta e descobre que ele não é realmente o seu pai. Ela briga com ele, e Michal diz que não sabia de nada. Desse embate, descobrem que existe entre eles algo a mais, além da relação entre pai e filha.

Decálogo 5
Nome: Decálogo 5
Nome original: Dekalog piec
Duração: 57 min
IMDB

Sinopse: Jacek é um jovem que desocupado perambula pelas ruas de Varsóvia.Um taxista se prepara para mais um dia de trabalho. Piotr é aprovado como advogado criminalista com sua tese conta a pena de morte. O acaso acaba unindo essas três pessoas. Depois de recusar alguns passageiros, o motorista aceita levar Jacek à periferia e o rapaz o mata friamente. Mais tarde, o rapaz vai contar com a ajuda do advogado para se defender do crime. Este média foi ampliado e lançado como longa com o título Não Matarás.

Decálogo 6
Nome: Decálogo 6
Nome original: Dekalog szesc
Duração: 58 min
IMDB

Sinopse: Tomek tem quase 20 anos e é um solitário. Sem amigos, sua maior diversão é observar com uma luneta a bela vizinha do apartamento em frente ao seu. Ele testemunha todos os rituais de Magda e passa a conhecer os hábitos e horários da mulher. Com muita dificuldade, consegue abordá-la e a convida para sair. Ela percebe o interesse do rapaz e o seduz. Constrangido e magoado com a frieza dela, ele corta os pulsos. Agora os papéis se invertem e ela passa a ansiar por Tomek. Posteriormente o filme foi ampliado e lançado como o longa Não Amarás.

Decálogo 7
Nome: Decálogo 7
Nome original: Dekalog siedem
Duração: 55 min
IMDB

Sinopse: Majka tenta acalmar Ania, sua irmã de seis anos, mas não consegue. É a mãe da menina acaba ajudando-a. No entanto, as duas escondem um grande segredo: Majka é a mãe biológica de Ania, mas entregou-a para a sua mãe criar. Agora, ela quer assumir um papel mais importante na vida da pequena filha. Sob a disputa pelas atenções de Ania, esconde-se um conflito familiar bem maior.

Decálogo 8
Nome: Decálogo 8
Nome original: Dekalog osiem
Duração: 55 min
IMDB

Sinopse: Elzbieta é uma pesquisadora especializada em Holocausto que vai dos EUA para Varsóvia. Ela tem autorização para acompanhar aulas de Ética de uma conceituada professora na Universidade. Durante um debate, ela conta sua própria experiência no Holocausto. Um casal a ajudou a escapar dos nazistas, mas após recebê-la, o casal voltou atrás dizendo que prestar falso testemunho era contra seus ideais religiosos. A mulher que lhe negara ajuda é exatamente a professora de Ética, a quem ela irá confrontar, quase 50 anos depois.

Decálogo 9
Nome: Decálogo 9
Nome original: Dekalog dziewiec
Duração: 58 min
IMDB

Sinopse: Roman é um conceituado cirurgião que se descobre impotente. Ele conta à esposa, achando que ela não suportará a situação Mas ela lhe dá apoio e diz que seu amor é maior que suas necessidades sexuais. Ele desconfia que ela possa ter um amante e passa a vigiá-la. Ele descobre que ela está se relacionando com alguém mais jovem e entra em depressão. Ela acha que pode haver algo errado com o marido e abandona o amante durante uma viagem. Volta para casa, onde encontra apenas uma carta de Roman.

Decálogo 10
Nome: Decálogo 10
Nome original: Dekalog dziesiec
Duração: 57 min
IMDB

Sinopse: Após a morte do pai, um renomado filatelista, Jerzy e Artur descobrem uma valiosa coleção de selos no apartamento do pai. Eles ficam magoados ao saberem que o pai preferiu se dedicar à coleção de selos do que à família. Pensam que a venda da coleção renderia algo em torno de 300 mil a 400 mil zlotys. O presidente da associação conta que o pai dos rapazes queria fazer um seguro de 250 milhões. Eles largam suas vidas e passam a viver apenas em função desse tesouro.

Link IMDB

Legendas


Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10

Nenhum comentário: