sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Kill Bill: Vol. 1 (DVDRip, 2003)

Sinopse: Inicialmente planejado como um único filme, “Kill Bill” acabou sendo dividido em dois volumes, uma proposta que surgiu do próprio chefão da Miramax, Harvey Weinstein, e acabou surpreendendo o diretor Quentin Tarantino. Segundo ele: “Se ao escrever o roteiro eu soubesse que o Weinstein ia querer que ele fosse dividido em duas partes, eu teria sugerido isso a eles”. Tarantino confirmou que uma hora após a sugestão do chefe ele já havia pensado exatamente como iria dividir os filmes. O diretor ainda destacou a importância da divisão de “Kill Bill” pois este era um resumo de todo o cinema “grind house” (filmes asiáticos de artes marciais, de terror e quase pornográficos, que são de curta duração).
Já que começamos a falar dos filmes “grind house”, aqui vão as outras influências do cineasta que podem ser notadas em “Kill Bill: Volume 1”: os bangue-bangue à italiana, através da escolha da trilha sonora (exelente como de costume nos filmes de Quentin); os filmes de artes marciais chineses; os filmes de samurais japoneses; e os anime (animação em estilo japonês). Tarantino apresenta uma longa seqüência do longa em anime, no caso a da origem do personagem O-Ren Ishii (Lucy Liu), que mantendo a tradição dos desenhos japoneses contém bastante sangue.
Falando em sangue, isso é tudo o que se vê nas quase duas horas do filmes. Para se ter uma idéia o diretor, que também assina o roteiro do longa, gastou 450 galões de sangue falso nas filmagens. Com todo este sangue o filme acabou sofrendo a acusação de ser extremamente violento (quem viu “A Paixão de Cristo” não vai concordar). Apesar de tudo, discordo das acusações, o motivo é que tudo é tão absurdo que em nenhum momento chega a ficar verossímil. Melhor dizendo, a quantidade de sangue que voa de um membro cortado (no filme tem de tudo, cabeça, braço, pé...) é tão absurdo que chega a ser cômico. Tudo é extremamente cinematográfico, ou seja, irreal.
Quatro anos após ser atacada por Bill e seu grupo de elite, o Esquadrão Assassino Víboras Mortais, em seu casamento, A Noiva (Uma Thurman) retorna do coma e parte em busca da vingança. Apesar de ter muito mais o que falar, vou parar por aqui para não estragar nenhum surpresa.
Apesar de ser o personagem título e ter toda história girada em torno dele, Bill praticamente não aparece neste primeiro episódio. Ele é vivido por David Carradine, astro da série “Kung Fu”, criada por e para Bruce Lee. Já as Víboras, O-Ren Ishii, Vernita Green e Ellen Driver, são interpretadas respectivamente por Lucy Liu (“As Panteras Detonando”), Vivica A. Fox (“Independece Day”) e Daryl Hannah (“Wall Street - Poder e Cobiça”). Além dessas o DiVAS (Deadly Viper Assassination Squad, nome do grupo em inglês) conta com a presença de Michael Madsen ("007 Um Novo Dia para Morrer" e “Cães de Aluguel”, também de Tarantino).
“O 4º filme de Quentin Tarantino”, como foi exposto nos materiais de divulgação, ainda conta com as presenças de Julie Dreyfus, Chiaki Kuriyama, Gordon Liu e especialmente Sonny Chiba, japonês mestre no manejo da espada que, além de ajudar nas coreografias do filme, interpreta Hattori Hanzo, o ninja da série “Shadow Warriors”.
O filme possui duas principais curiosidades: o xerife Earl McGraw (Michael Parks), que aparece no início do filme, é o mesmo que Tarantino e George Clooney matam no início de “Um Drink no Inferno”; e a personagem de Uma Thurman, A Noiva, não tem em momento algum seu nome verdadeiro revelado no primeiro filme, o máximo que ficamos sabendo é seu codinome, Mamba Negra.
Baseado na personagem “A Noiva”, que Quentin Tarantino e Uma Thurman criaram durante uma bebedeira enquanto gravavam “Pulp Fiction Tempo de Violência”, “Kill Bill: Volume 1” é um filme que você não pode deixar de conferir, com a certeza que sairá do cinema torcendo para o tempo passar mais rápido para que o segundo episódio chegue logo. O filme ainda provou que Tarantino não sofre de nenhum tipo de bloqueio criativo, o que foi bastante alegado já que ficou seis anos sem produzir nada (seu último filme tinha sido “Jackie Brown”, de 1997). Além de tudo o filme tem o mérito de ser o mais CAFRI do cineasta, já que neste ele deixa, parcialmente, de lado os inspirados diálogos de “Cães de Aluguel” e, principalmente, “Pulp Fiction” para trabalhar em cima da ação.

Direção:
Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Duração: 110 min.
Gênero: Ação
Elenco: Uma Thurman (A Noiva), Lucy Liu (O-Ren Ishii), Vivica A. Fox (Vernita Green), Daryl Hannah (Elle Driver), David Carradine (Bill), Michael Madsen (Budd), Sonny Chiba (Hattori Hanzo), Julie Dreyfus (Sofie Fatale), Chiaki Kuriyama (Gogo Yubari), Gordon Liu (Johnny Mo), Michael Parks (Earl McGraw)

Link IMDB


Kill Bill: Vol. 1 (2003) CD1
Kill Bill: Vol. 1 (2003) CD2
Legenda CD1
Legenda CD2

Nenhum comentário: